Construindo Valores Humanos na Escola

livro-educacao-em-valores.png

Qual a origem da moralidade? É possível educar em valores? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Qual o papel da educação nesses processos? Como formar moralmente os alunos? Podem, a escola e os educadores, ensinar valores? Quais deles devem ser transmitidos? 

Neste livro, Ulisses F. Araújo e Josep Maria Puig discorrem e dialogam sobre essas e outras questões. No transcorrer da obra, debatem os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral, o relativismo e o universalismo, o conceito de inteligência moral e, ainda, a eterna cr/se de valores de que algumas pessoas afirmam padecer a sociedade contemporânea. De forma instigante e competente, os dois autores apontam limites, pontos e contrapontos para o tema, contribuindo para capacitar profissionais da educação preocupados com a formação ética e moral das futuras gerações.

7 Respostas

  1. Amei este sit!!!
    Parabéns!!!

    Sou terapeuta holística, instrutora de yoga e professora aposentada. Faço trabalho voluntário com aulas de relaxamento e V.H. muma escola municipal a 2 anos. Ótimo. Agora quero ensinar como faz e preciso de sugestões para montar o projeto e também o conteúdo de capacitação para professores. Ficarei muito feliz se puderem me ajudar a colaborar com a construção de um MUNDO MELHOR!
    Fraternalmente.

    Ana Maria

  2. Olá Ana Maria!!

    Fiquei feliz de saber que gostou de meu blog e mais feliz ainda de ver que você,uma pessoa como eu, busca contribuir para a construção de um Mundo Melhor. Vou preparar algum material com dicas de alguns programas que existem e que poderar adaptar para a sua necessidade. Espero contar com suas visitas aqui para que possamos trocar informações e unirmos forças para melhorar o MUNDO!!

    Um abraço!!
    Maria Figueredo

  3. fIQUEI FELIZ QUANDO ESTAVA BUSCANDO NOVAMENTE SUGESTÕES PRA AULAS EM vALORES hUMANO E DEPAREI-ME COM O SEU RECADINHO. dOU AULAS COMO VOLUNTÁRIA EM UMA ESCOLA ESPÍRITA E PRA DUAS TURMAS DE 8 A 12 ANOS E DE 12 A16 ANOS E PRECISO DE NOVAS SUGESTÕES. oBRIGADA mARIA fIGUEIREDO

  4. eu amei estar entrando nesse progama.é muito interessante.de acordo com as nossas pesquisas esra de acordo
    bju e fikem com Deus

  5. Pesquisando sobre valores humanos,fiquei encantada com tantos textos e projetos desenvovidos em escolas. Parabéns!!!!!!!

  6. Trabalho com ensino religioso no ens.médio e adoro este assunto e vou escrever minha outra monografia com o titulo “Valores Humanos na Formação do ser técnico” – um estudo para especialização em PROEJA, ensino médio integrado com formação técnica. Ja li alguns livros mas gostaria de sugestão de mais bibliografia sobre este assunto. Se for possível ficarei muito grata.

  7. Achei fascinante este site.Estava pesquisando sobre valores humanos para desenvolver algumas atividades na escola que estou diretor e fiquei fascinado pelas sugestões, textos e outras atividades. Recomendarei-o a todos os meus colegas de trabalho e profissionais da educação.
    Abraços.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

