Educar em valores humanos

             Os seres humanos são impulsionados por valores que estão presentes em seus pensamentos e determinam suas atitudes. Precisamos assumir nossas co-responsabilidades cultivando a integração e a convivência entre todos: pais, educandos e educadores para que perspectivas mais amplas de educação possam surgir. Devemos compartilhar nossas experiências para que juntos consigamos obter o resultado de uma união salutar, para isso, o autoconhecimento, o contato com o outro de modo afetivo e a consciência de que somos seres humanos em evolução, muito contribuirá para a discussão de propostas educacionais englobando o que há de melhor nas que existem atualmente.

            Pesquisando o Programa de Educação em Valores Humanos percebemos o quanto é fundamental o papel de pais e educadores, pois é necessário que se pratique e vivencie o que se pretende transmitir. O educando aprende pela imitação, portanto, educadores e pais devem ser exemplos.

            Devido às exigências da sociedade, do competitivo mercado de trabalho, pais e educadores investem apenas no desenvolvimento profissional, de modo que se tornam competentes e objetivos, porém, infelizes e estressados. Para transformarmos o que está a nossa volta é imprescindível uma mudança interior, desse modo, nos tornando seres humanos melhores, estaremos contribuindo para mudanças de todos que estão a nossa volta.

 

Os valores não devem ser encarados como algo abstrato ou estanque, nem como um código de conduta imposto de fora para dentro. A educação em valores na família e na escola deverá incrementar a capacidade de discernimento dos alunos e conscientizá-los da importância das suas escolhas. Assim, a educação consolida os valores e virtudes já existentes nos alunos e incentiva a superação de erros e defeitos. (MARTINELLI, 1999, p.21)

  

A partir do momento que pais e educadores se tornarem exemplos bons e positivos de serem seguidos, não haverá a necessidade da imposição de condutas, regras de comportamentos, pois os valores serão transmitidos naturalmente, possibilitando assim, a formação integral do ser humano.

About these ads

3 Respostas

  1. Adorei esse poste..ajudou muito a entender sobre a educação..e a fazer meu trabalho!!

    Valeu xD

  2. Essa refexão mostra a importancia da familia e escola trabalhar juntos,em cima da educacao e construção do ser humano.

  3. A visão holística sob influência desta reflexão,inteligência espiritual espicaçada.A participação familiar, equiparada ao labutar do educador,tende ser humano disposto ao exercício da cidadania e resgate dos valores.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: