Visão Holística da Educação

O que vem a ser isso? Para entendermos a Visão Holística da Educação é necessário sabermos a sua origem. A palavra Holismo – vem do grego holon – significa inteiro, integral, totalidade, realidade, que faz referência a um universo feito de conjuntos integrados que não pode ser reduzido a simples soma de suas parte. 

“O termo Educação Holística foi proposto pelo americano R. Miller (1997) para designar o trabalho de um conjunto heterogêneo de liberais, de humanistas e de românticos que têm em comum a convicção de que a personalidade global de cada criança deve ser considerada na educação. São consideradas todas as facetas da experiência humana, não só o intelecto racional e as responsabilidades de vocação e cidadania, mas também os aspectos físicos, emocionais, sociais, estéticos, criativos, intuitivos e espirituais inatos da natureza do ser humano”. (Yus, 2002, p.16). 

A Visão Holística da Educação é um novo modo de relação do ser humano com o mundo; uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. Segundo o Relatório da Comissão Internacional de Educação para a UNESCO, intitulado “Educação: um tesouro a descobrir”, 1994 (que é a base para documentos e pareceres atuais do MEC, ex : PCN’s) são quatro os pilares básicos da Educação para o século XXI: Aprender a fazer; Aprender a conhecer;  Aprender a ser;  Aprender a viver juntos.           

Para se alcançar esses pilares, a Visão Holística traça um perfil de um ser humano com as seguintes características:

1. Ativo e Autodeterminado: autonomia para a “reconstrução do mundo”;

2. Pacífico: sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;

3. Solidário: opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;

4. Autoconsciente: busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;

5. Intuitivo e dotado de visão holística: Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;

6. Pleno de amor: o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;

7. Sensível ao belo e criativo: observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;

8. Voltado ao espiritual: ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.            

A Visão Holística na Educação contribui para:

a) Perceber o aluno como ser integral;

b) Aprender a viver junto com o aluno;

c) Vivências em dinâmicas de grupo; (valorizar as coisas simples da vida) 

23 Respostas

  1. Muito bom, claro e objetivo.
    Poderia continuar com os raciocinios e caminhar pelas metodologias
    Magda

  2. É um desafio para todos nós educadores, neste novo século: levar em conta no sistema educacional, esta visão do “todo” do ser humano.
    Nunca poderemos excluir do contexto em que está inserido o educando, é muito importante considerarmos a visão de conjunto, escola, família, sociedade, crença qualquer que seja e sempre estarmos dispostos a aprender, uns com os outros.
    Parabéns educadores dispostos a inovar na complexa cadeia do ensino.
    Que Deus abençoe os elaboradores deste projeto “EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI”
    Com estima, pe. Edelto.

  3. Acredito há muito tempo nesse enfoque e venho tentanto refletir com outras pessoas de Maracanaú-Ce. Tive a percepção desde cedo que os PCNs eram inspirados nesse paradigma e acredito que estamos num momento de tomar partido pela vida, pela sustentabilidade e só uma educação holística pode nos apontar uma perspectiva mais otimista.
    Com esperança,
    Professora Nete

  4. Uma das conseguências drásticas do mundo atual ( movido pelo capitalismo) é a fragmentação do ser humano. Com isto as pessoas se sentem cada vez mais insatisfeitas; e o Sistema procura satisfazê-las criando necessidades de consumo; para poder vender o produto, tendo em vista o lucro custe o que custar.
    Entendo que a Visão Holística da Educação nos propôe outro paradigma: a Pessoa Humana é um todo, que não pode ser fragmentado; um todo constituido de partes. Cada parte com seu valor insubestituível.

  5. CONTUNUAÇÃO: Creio que o método educacional, norteada por estes princípios de levar em conta o “todo” , poderá contribuir para edificação de uma sociedade baseada nos valores essenciais da pessoa humana e não no valor do consumo.

  6. O holismo da educação nada mais é do que o reconhecimento do holismo da vida e do ser humano, rompendo com a educação tradicional e compartimentalizada, que denmino educação caolha ou colunar. Desde 1982, venho trabalhando a questão da educação holística, ressignificando a Paidéia grega, no contexto atual, cultural, político, econômico, social e relgioso das comunidades e das regiões. Publiquei livros com dados concretos de avanços e trabalho, em qualquer atividade, o processo holístico, pois não pode ser diferente: a dimensão holística é inerente ao nosso ser e à nossa vida.Por isso é gratificante ver trabalhos nessa linha. Fico feliz.

  7. Estimular não só a criança, mas também os adultos a ter um desapego aos bens materiais, incentivando-os a ter uma vida voltada ao conhecimento e o uso adequado, buscando o bem coletivo, passa por vários obstáculos que são abordados pela visão holística da educação, o que faz desse método bom e necessário, para que possamos modificar o ensino. Lembrar que as pessoas têm diversos pensamentos e motivá-la dentro do que ela conhecem ajuda sempre.

    Brunno Alves. DF

  8. Muito bom e esclarecedor, no entanto é desafiante fazer Educação nessa visão, pois o ser humano faz parte do todo, nao é parte isolada

  9. Gostei do artigo bastante esclsrecedor. Também concordo que só quando estivermos capacitados para uma educação dentro da visão holistica teremos uma educação prazerosa e com melhores resultados.

  10. Ótimo!!!!! O mundo seria outro se assim fosse. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

  11. no mundo atual torna-se necessário o entendimento do holismo, principalmente no estudo da teoria do tudo, no entendimento da complexidade, do princípio da incerteza de prigogine para começar a entender a teoria quaântica.

  12. O ser humano está, sempre buscando respostas e, nas contingências vivenciadas atualmente,urge modificar o paradigma existente onde busquemos com novos olhares educacionais ,dentro de uma visão holística, que seguramente oferecerá em seu bojo ferramentas transformadoras da sociedade, poissibilitando uma educação prazerosa , onde crianças, jovens e adultos apreendam os saberes, que lhes trarão definitivamente , direitos fundamentais, capazes de lhes garantir uma vida digna em todas as etapas de suas vidas. Aceitemos pois,os grandes desafios com: fé ,esperança e muita vontade. Acreditem nós podemos…

  13. Estou super feliz em saber que tem mais pessoas caminhando neste sentido,o importante agora é de encontrar a mesma saida…SOU professora de Educação Fisica há 16 anos e há 03 anos estou experimentando a YOGA,já tenho 02 pós graduação e HOJE quero fazer MESTRADO em EDUCAÇÂO HOLÍSTICA ou Educação do SEC XXI,se puder me informar onde tem aqui no BRASIL vou realizar um SONHO…

  14. Na Universidade Federal de Pernambuco, há um Núcleo de Espiritualidade e Educação, onde estudamos Educação Holística. Quem se interessar basta acessar o site da pós-graduação. Richardson Silva

  15. Somos parte desse todo e uma parte quase a beira do caos…economico, tendo em vista um recomeço de queda do Império Europeu e Americano mas sabemos que o Capitalismo é criativo e antes da derrocada ele se supera e nos fragementa ainda mais…é todos por um e nenhum por todos…mas sim acredito no Utopico mundo desejado holismo integrando articulando as partes do todo mas penso q o estrago com tamanha desigualdade social impedirá sempre nossos sonho de
    um Mundo em paz com comidinha, sáude, paz e alegria para humanidade ah sim essa que precisa ser holistica porque os outros animais sem nossa interferÊncia assim o são.

  16. Excelente este artigo. Parabéns! Tenho tentado fazer um trabalhado deste nível onde leciono. é um desafio maravilhoso.

  17. Tabém quero fazer um mestrado em educação, preciso de informações urgentes.
    Fico no aguardo,

    Marineis.

  18. é um enorme desafio para todos educadores que dentro desse sistema de educação que temos, onde as crianças só querem as respostas prontas, ter uma visão holistica, uma visão do todo.. Onde não se pode estudar a criança por partes, tudo estar ligado escola, familia, sociedade, fé tudo dentro de um so contexto emocional. Por tanto vamos lutar por um melhor rendimento das nossas crianças

  19. O homem contemporâneo necessita, urgentemente, de uma referência, de uma direção para encontrar o significado de tudo que o rodeia. Compreender a visão holística da educação faz o ser humano despertar seu potencial ilimitado e caminhar rumo à elevação de sua alma. A educação holística traz esperança e base para a construção de uma sociedade repleta de personalidade! Personalidade nobre e grandiosa!

  20. Excelente visão!

    Infelizmente na prática é diferente.

    Penso que os motivos são:

    1.Legisladores.
    2.Governantes.
    3.Gestores.
    4.outras pessoas afins.

    Estes não tem conhecimento da prática na sala de aula ou por ter sido promovido de função, finge ter esquecido o que presenciou antes.

    A partir daí,existem discriminação com colegas, insensibilidade diante de ocorrências, criam situações impossíveis de realizar na prática, não disponibiliza material didático, segurança, saúde, salário digno, tempo para educação continuada e cursos gratuitos, concursos com números de vagas suficientes para efetivar todos os profissionais.

    E AINDA: Deveriam permitir que fossem aprovados somente aqueles alunos que fez jus a aprendizagem e não ( em nome de uma pedagogia moderna), aprovar alunos incapazes de infrentar o mercado de trabalho ou de fazer pesquisas científica voluntária, somente para economizar “custos com a rematrícula” do mesmo. Contudo há de convir que tal atitude poderá incorrer em maior “prejuízo” para famílias e sociedade como um todo, no que se refere a indivíduos que pegam o “canudo” e não querem mais estudar e, por não terem aprendido nada vão em busca de uma “renda fácil por caminhos tortos”.

  21. Ultrapassar os conceitos de uma visão fragmentada sobre as ideias e as ações é sem dúvidas uma tarefa difícil, ou eu diria talvez complexa, dada a cultura pela qual o pensamento pragmático, ao longo do tempo, foi capaz de disseminar ideias de poder, satisfação, centralização e controle através do individualismo, o que vale dizer: concentração e domínio. Certamente fomos condicionados ao pensamento egoísta e centralizador no sentido de atrair as atenções e consequentemente o poder ou a fama. Contudo poucos são os que conseguem se livrar desse pensamento “poluído” e se desprender desse desejo de poder e satisfação extremos. Grandes mentes tiveram a atenção do mundo ou de seus pares, e pagaram caro por essa maneira de pensar. Certamente foram mentes brilhantes que tiveram uma visão holística sobre o mundo e sobre as coisas, bem como sobre a maneira de se processar o pensamento e as práticas desse pensamento. Uma visão global em que o próprio indivíduo não está fora, mas não está completamente envolvido, ou seja, o analista é passivo de trânsito entre ser e não ser parte do todo, ao passo que observa e investiga esse todo como parte e como todo. Há um nome para esse tipo de pensamento que simboliza a totalidade das coisas em sua essência ao mesmo tempo que analisa a sua aparência: pensamento Holístico. Considerando-se causas e consequências não se pode se excluir de uma problemática, pois se a percebemos é porque de uma forma ou de outra somos parte dela, estamos nela ou nos envolvemos com ela, mesmo que seja num momento muito recente. Uma maneira mais próxima da objetividade de se educar seja, talvez, justamente através desse pensamento, onde todos possam entender-se como parte de um processo, ao mesmo tempo que esse todo se representa em si mesmo.

  22. A “visão holisticadas coisas” tem sido uma ênfase na minha prática docente.Os educandos precisam desta,na busca da inteligência espiritual.

  23. A “visão holística das coisas” tem sido uma ênfase na minha prática docente. Os educandos precisam desta, na busca da inteligência espiritual. Não esquecendo que os educadores e todos os envolvidos no segmento ensino e aprendizagem necessitam aderir o enfoque holístico.

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